
O formigamento nas mãos pode sim ser ou ter relação com problemas na coluna. Por quê?
porque é da coluna vertebral que saem os nervos que vão para os braços e para as pernas. E esses nervos carregam basicamente dois tipos de informações:
as informações relacionadas as várias formas de sensibilidade e as informações relacionadas com a motricidade. Então, por exemplo, quando a gente espeta a mão em um prego ou quando a gente coloca a mão no fogo, a sensação de dor é uma sensação que trafega pelo nervo, chega até o cérebro, o cérebro interpreta e manda uma resposta na forma de uma contração muscular para a retirada da mão e ou pra cessar o estímulo doloroso. Como os vários tipos de sensibilidade trafegam pelo nervo, qualquer compressão desse nervo pode fazer com que o paciente tenha sintomas sensitivos ou motores. E o principal sintoma sensitivo é o formigamento, que respeita determinado trajeto, que corresponde a aquele nervo afetado.
Um outro problema que pode gerar formigamento nas mãos é uma doença chamada de síndrome do túnel do carpo, que é a compressão do nervo mediano na altura do punho. Uma doença que se trata através da descompressão desse nervo. Existem outras doenças que podem causar formigamento nas mãos como a esclerose múltipla por exemplo e outras doenças do sistema nervoso periférico, mas a compressão de uma raiz nervosa, seja lá qual for o motivo dessa compressão, pode gerar sim formigamento nas mãos desde que esse formigamento respeite o que se chama de dermatomo, que é o correspondente sensitivo daquele nervo afetado. É uma faixa de sensibilidade relacionada a aquele nervo afetado.