top of page

Hidrocefalia


A hidrocefalia é uma doença que deve ser tratada por um neurocirurgião.


Nosso cérebro possui 4 cavidades em seu interior chamadas de ventrículos. No interior destas cavidades - que se comunicam através de pequenos canais - é produzido um líquido chamado de liquor, o qual é responsável, entre outras coisas, pela proteção do cérebro, já que o envolvem, formando uma verdadeira bolsa de líquido ao seu redor.

Uma pessoa adulta produz diariamente algo em torno de meio litro deste líquido que, em situações normais, passa do interior dos dois primeiros ventrículos - denominados ventrículos “laterais” - para o interior do terceiro ventrículo, localizado na linha média.

Por sua vez, o liquor passa através de um pequeno canal do interior do terceiro ventrículo para o interior do quarto (…e último) ventrículo.

Do interior deste “quarto” ventrículo o liquor chega ao canal raqueano e uma outra parte envolve todo o cérebro, formando aquela “bolsa” ao seu redor à qual nos referimos anteriormente.

Qualquer situação que obstrua a passagem do liquor do interior dos ventrículos laterais para o interior do terceiro ventrículo ou do interior do terceiro ventrículo para o interior do quarto ventrículo pode causar um aumento no volume do mesmo, dado que a produção é constante e chega a ser de 500 ml em 24 horas, como já dito anteriormente.

Este aumento no volume contido no interior dos ventrículos causa AUMENTO DA PRESSÃO INTRACRANIANA, o que, no limite, pode levar ao óbito.

Existem 2 formas de se tratar a hidrocefalia.

Uma delas, consiste na utilização de um sistema de drenagem ventricular, instalando-se um cateter no interior dos ventrículos e conectando-o a um outro cateter que drena o liquor para o interior da cavidade abdominal ou para a cavidade pleural ou até mesmo para o interior do sistema circulatório.

Esta conecção entre o cateter ventricular e o cateter abdominal se faz através de um dispositivo que controla o volume de drenagem, como se fosse uma “comporta”, abrindo ou fechando, conforme a necessidade.

Uma outra forma de tratamento da hidrocefalia consiste na utilização de neuroendoscópio que, com visualização direta, permite a abertura de um orifício no assoalho do terceiro ventrículo, fazendo com que o líquor saia do terceiro ventrículo e chegue até o seu destino sem a necessidade de passar pelo quarto ventrículo.

Este procedimento é denominado TERCEIROVENTRICULOSTOMIA NEUROENDOSCÓPICA.


Vídeo com imagens de uma NEUROENDOSCÓPICA será compartilhado no próximo post.

Posts recentes

Ver tudo
BackgroundEraser_image_edited_edited.png
bottom of page